Sistema articular

O sistema Articular é a união entre feita entre os ossos, com as demais partes do esqueleto para que esse tenha mobilidade, essa é dada através do corpo humano quando faz a movimentação e as articulação será seu maior agente.

Sistema articular

Nesse caso, o sistema articular pode ser definido como uma conjunção de articulações, onde terá o contato feito de dois ou mais ossos, dando assim a locomoção e o movimento do corpo, onde é importante ressaltar que essa união é feita por meio das ligações e das capsulas que poderá permitir ou não esse movimento.

Tipos de sistema articular

O sistema articular terá três tipos existentes no corpo que podem ser: Anfiartrose, Diartrose e por último, Sinartrose.

Anfiartrose:

É um tipo de articulação onde os ossos estão ligados ou unidos por uma cartilagem devido aos pequenos movimentos que podem ser encontrados nessa articulação, e nesse caso, existe dois tipos principais que são: sincondroses (Cranianas e as Pós-Cranianas) e a sínfises.

Diartrose:

É a articulação sinovial. Com essa articulação pode ser definida como o encontro de todas as articulações de um corpo, ou ainda, pode ser definida como uma estrutura óssea revestida por ligamentos que uni o corpo por completo ou não.

Essa pode ser classificada como:

  • Articulação Monoxial: Essa é quando apenas uma articula faz vários movimentos em torno de um único eixo;
  • Articulação Biaxial: Essa é quando a articulação faz vários movimentos em tornos de dois eixos;
  • Articulação Triaxial: Essa existe quando uma determinada articulação faz vários movimentos sob três eixos;

Sinartrose:

Pode ser definida como o sistema de articulação mais fibrosa, ou seja, ela permite que todas as articulações sejam inclusas isso porque elas têm nas articulações dos ossos o contato mais direto, como também na proximidade do crânio, e pode ser composta em três formas:

A sutura, ela tem preenchimento e conexões menores, e é apenas encontrada em ossos pequenos localizados próximo ao crânio. Temos a Sindesmoses é um tipo detecido de um conjunto mais fibroso e que não está condicionado ao crânio. E por último, Gonfoses, essa é uma articulação especifica que fica localizado ou fixado nas cavidades da mandíbula ou mesmo na maxila.

Função das Articulações

Conhecendo brevemente seu conceito e tendo uma base sobre os três tipos principais de articulação, é fundamental ter o entendimento de sua função. Elas também podem ser denominadas de juntas e suas funções principais serão a de fazer e manter a união entre os ossos, é através dessa união que vai existir os movimentos.

Dessa forma é possível a locomoção, o equilíbrio, e a sua segunda função é evitar o desgaste, o seja, um corpo em movimento é um corpo com saúde. Quanto mais é praticado o movimento, mas será feito a união entre as articulações.

Saiba porque estamos mais altos na manhã do que na noite?

Muitas pessoas têm essa curiosidade. Isso porque, entre as vértebras na coluna vertebral há discos intervertebrais, que absorvem água ao longo da noite. Com a absorção da água, aumenta o espaço entre as vértebras.

Ao contrário, os discos se desidratam devido a perda da água e vértebras ficam mais próximas, seja, você fica mais baixo.

Essa diferença é muito pouca, mas é muito fácil para provar. Pode medir sua altura quando você ir dormir e ao acordar pela manhã, meça de novo, compare as suas alturas.

As doenças nas articulações

Quando não existe o cuidado devido com as articulações, essas podem acabar sendo atacadas por algumas doenças, como:

Bursite – É a inflamação da bolsa sinovial do indivíduo;

Artrite Reumatoide: Essa é a própria inflamação das articulações;

Febre Reumática: É a inflamação dos tecidos sinovais;

Também leia os artigos relevantes:

Sistema articular
5 (100%) 1 vote[s]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*