Sistema circulatório

Sistema circulatório é um sistema formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos. O sistema circulatório também pode ser chamado simplesmente de cardiovascular.

Sistema circulatório

Como Funciona Sistema circulatório

Esse sistema tem como responsabilidade fazer o devido transporte de vários nutrientes e entre eles está o oxigênio, nutriente importante para a sobrevivência do ser humano e esse oxigênio será atuante para todas as partes do corpo.

Como a circulação sanguínea está ligada ao sistema circulatório, isso porque é feito todo o percurso dos nutrientes, inclusive do oxigênio para que o funcionamento do coração seja feito corretamente.

Tipos de circulação

O sangue é transportado em todo o corpo por uma complexa organização de vasos.

Circulação Venosa e Circulação Arterial

Os vasos do aparelho circulatório podem ser divididos em dois circuitos, cada qual saindo e chegando ao coração.

  • Circulação Pulmonar (ou pequena circulação)

É circulação entre o coração e o pulmão

  • Circulação Sistêmica (ou grande circulação)

É circulação entre o coração e o corpo

Para que o sistema faça a sua função é importante ter conhecimento dos componentes que atua no sistema circulatório.

Componentes do Sistema Circulatório:

Sangue

Esse é um componente importante, isso porque o sangue é um tecido líquido e esse ganha importância porque ele faz com que a corrente sanguínea leve assim os nutrientes, o oxigênio e esse chegue nas células.

Após retirar os tecidos que sobra nas células, e criar assim a produção da respiração celular e liberação dos hormônios.

As funcções do sangue:

Transporte – de oxigênio, dióxido de carbono, nutrientes, hormônios, calor e resíduos.

Regulação – do pH, da temperatura corporal e do conteúdo de água nas células.

Proteção – contra perda de sangue por meio da coagulação. E proteção contra doenças por meio de plaquetas, glóbulos brancos fagocitários e proteínas como os anticorpos.

Coração

coração de vista anterior
coração de vista posterior

Esse é um órgão que fica localizado na parte do tórax, entre os pulmões. O coração muitas vezes é chamado de bomba dupla ou bomba muscular, e sua função é fazer o bombeamento do sangue arterial para as diversas partes do corpo humano.

O coração faz o bombeamento para as artérias e essa faz a condução para todo o corpo. É importante ressaltar que o lado esquerdo é justamente que lança o sangue para o corpo humano, ou seja, de maneira quase completa. O lado direito do coração faz o bombeamento o sangue venoso que será direcionado ao pulmão.

Principais estruturações que o coração possui:

  • Pericárdio:

Essa é a membrana que reveste a parte de fora do coração;

  • Endocárdio:

Essa já é a membrana que reveste a parte de dentro ou interior do coração;

  • Miocárdio:

Esse fica responsável para fazer a contração do coração, fica localizado entre o pericárdio e o endocárdio;

  • Átrios ou apenas Aurículas:

Esse pode ser entendido como o vaso que faz o transporte do sangue para o corpo, ou seja, ele é uma cavidade superior, que faz com que o sangue chegue ao seu destino;

  • Ventrículos:

Esse faz justamente o sentido oposto, ele tem sua cavidade inferior e faz com que o sangue saia assim do coração;

  • Válvula Tricúspide:

Essa é uma válvula que tem a separação das duas cavidades do coração, isso acontece quando acontece a contração do ventrículo no sistema, quando isso acontece a válvula se fecha, ocorrendo assim o devido impedindo do refluxo do sangue;

  • Válvula Mitral:

Essa também pode ser chamada de Bicúspide, isso porque a sua função é de separar do átrio esquerdo do ventrículo esquerdo, para que seja feito o impedimento de o sangue tenha um determinado recuo, esse sentido é para que a aurícula após fazer o devido bombeamento desta para o ventrículo.

Conclusão

Esses componentes são importantes para que o funcionamento do sistema circulatório possa acontecer normalmente onde assim a pequena circulação possa fazer a sua trajetória do sangue do coração até os pulmões, e depois dos pulmões até o coração.

E no caso da grande circulação de sangue é quando essa faz a trajetória de sair do coração para as demais partes do corpo, por isso é importante que seja conhecido cada componente.


Os numeros sobre Coração

O coração de um homem adulto é do tamanho de um punho fechado, pesa umas 300 gramas. Funciona em média a um ritmo de 72 batidas por minuto, seja 104 Mil batidas por dia, 38 milhoes por ano, 2,5 bilhões ao longo da vida. Cada batida bomba 85 gramas de sangue, 9mil litros por dia.

Localização do coração

O coração está localizado na cavidade torácica entre os dois pulmões, no mediastino.

Aproximadamente dois terços do coração estão localizados no lado esquerdo da linha mediana, com seu ápice, ou ponta em forma de cone, para baixo, repousando sobre o diafragma. E a base do coração é a extremidade superior larga onde se fixam os grandes vasos.

Revistimentos do coração

O pericárdio parietal é um saco seroso de tecido conjuntivo denso fibroso que envolve e protege o coração. Ele separa o coração dos outros órgãos torácicos e forma a parte da cavidade do pericárdio, que contém o líquido pericárdico, aquoso e lubrificante.

O pericárdio parietal é na verdade constituído por um pericárdio externo fibroso e um pericárdio interno seroso (lâmina parietal do pericárdio seroso). O pericárdio seroso que produz o líquido pericárdico lubrificante que permite ao coração bater envolvido em um tipo de líquido que o protege contra o atrito.

Camadas do coração

O coração é formado além de seu revestimento externo (pericárdio parietal), por 3 camadas de tecidos:

  • Epicárdio (pericárdio visceral) – externo
  • Miocárdio – médio
  • Endocárdio – interno

Obs: caso tenha mais interesse no órgão coração, leia na wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Coração


Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *