Sistema digestório

O sistema digestório (sistema digestivo) pode ser denominado também de aparelho digestivo que vem a ser uma conjunção de vários órgãos como boca, língua, glândulas salivares, faringe, esôfago, estomago, fígado, pâncreas entre outros com a finalidade de transportar todo aquele alimento podendo esse ser pelo mecanismo de eliminar resíduos sólidos que não podem ser absorvidos pelo corpo humano.

Sistema digestório

Conheça alguns componentes do sistema digestório

O sistema digestório pode ser dividido da seguinte maneira: Tubo Digestório e Órgãos Anexos

O tubo digestório é divido em:

Tubo Alto – Boca, Faringe e Esôfago

Tubo Médio -Estômago, intestino delgado

Tubo Baixo – Intestino Grosso

Órgãos Anexos – Sãs as glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar.

Como funciona a Digestão

A digestão é uma transformação que os alimentos em substância quando é assimilado pelo aparelho digestório esse passará por meio de um dos tipos de processo, esse pode ser Mecânico ou Químico.

  • Digestão Mecânica

A Digestão Mecânica é feita por meio da mastigação do alimento, em seguida da deglutição e por meio dos movimentos que vai acontecendo no tubo digestivo. O processo é feito porque quando o alimento é mastigado, e reduzido em pedaços, por meio do auxílio dos dentes de da própria língua, a facilidade desse alimento fazer seu percurso é justamente com a ajuda da saliva para que chegue até o tubo digestivo.

Ou seja, após ser feito a mastigação, e a saliva ter reunido o alimento esse é deglutido, onde a língua vai empurra o alimento para que esse chegue até a faringe e pela contração chegue até seu destino final. O Esôfago será um importante condutor nesse processo, isso porque é através dos movimentos peristaltismo ou peristálticos que o alimento chegará ao estômago e a parti desse processo é iniciado o processo químico de digestão.

  • Digestão Química

A Digestão Química é quando o alimento será nesse processo o alimento decomposto em partículas, isso acontece devido as enzimas que estar no suco digestivo. O Estômago através do movimento faz a mistura do chamado bolo alimentar com o suco gástrico, na qual vai produzir assim as glândulas da mucosa gástrica. Esse suco é o ácido clorídrico e pela sua acidez é iniciado a digestão.

É importante ressaltar que nessa etapa, a pepsina que é a principal enzima do estômago fará assim a transformação de todas as proteínas, ou seja, existira uma intensidade na digestão química. Quando o hormôniogástrico entra em contato com o alimento e as paredes esse começa a fazer a regulação da ação da pepsina transformando assim as grandes moléculas em pequenas moléculas.

Atlas do sistema digestivo

Conclusão

O processo é muito simples, a boca órgão importante fará a mastigação do alimento, esse após ser triturado todo o alimento terá a sua ingestão feita pela faringe e também pelo esôfago.

O processo de digestão dará início quando a alimento estiver no estômago e fazendo assim a sua transformação pelo fígado, pâncreas e no intestino delgado, em seguida é feita uma absorção de um percentual de água no que formará assim posteriormente as fezes no intestino grosso, finalizando o seu processo de digestão em todo o sistema digestivo ou digestório.

Também leia:

Sistema digestório
5 (100%) 1 vote[s]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*