Sistema endócrino

O sistema Endócrino tem grande importância no corpo do ser humano, isso porque ele é um conjunto de células que são responsáveis pela produção de hormônios, esses hormônios estão ligados diretamente na corrente sanguínea e tem como maior função auxiliar em outros órgãos, elas têm grande influência no sistema do corpo humano.

Por isso que esses hormônios quando se conecta ao sistema nervoso, esse terá assim uma importante interação com o sistema que vai coordena as funções do corpo. É importante ressaltar que os órgãos que possui essa funcionalidade controlada por hormônios são chamados de órgãos-alvo.

Sistema endócrino

É importante saber que no sistema endócrino temos assim as glândulas endócrinas que estão localizadas no corpo do ser humano e que são eles: Tiroide, Hipófise, Supra-renais, Pâncreas, Glândulas Sexuais, conheça cada um deles brevemente.

  • Glândulas Sexuais

As Glândulas Sexuais são os órgãos como ovários que faz parte do sistema reprodutor feminino e os testículos que faz parte assim do sistema reprodutor masculino, eles são obviamente influenciados pelos hormônios que são produzidos pela hipófise.

Os ovários fazem a produção do estrogênio e progesterona. Já no caso do testículo, esse faz a produção de vários hormônios como é o caso da testosterona, esse é responsável pelo surgimento das características relacionadas a sexualidade masculina como: voz mais grave, ombros volumosos, barba.

  • Hipófise

Esse faz produção de vários hormônios, como os sexuais, crescimento e desenvolvimento corporal. A hipófise fica abaixo do cérebro, bem no centro da cabeça. Pode ser definida por alguns como a glândula que estimula as demais, ou seja, ela seria uma glândula mestre.

É importante ressaltar também que o excesso de hormônio pode ser prejudicial e nesse caso pode estar relacionada ao crescimento excessivo ou menos ao nanismo.

  • Tireoide

Essa é uma glândula que está localizada no pescoço, e sua função é produzir tiroxina, esse por sua vez, é um hormônio capaz de controlar a velocidade do metabolismo, manutenção do peso ou mesmo do calor e ainda o ritmo cardíaco.

  • Pâncreas

Esse pode ser considerado uma glândula mais mista, isso porque ela faz a produção do suco pancreático (ao ser lançado no intestino esse terá o papel de fazer a digestão), também produz hormônio como a insulina e glucagon.

  • Supra-renais

Essa é a glândula localizada acima dos rins, e tem como função fazer a produção de Adrenalina, ou seja, é um hormônio que prepara o corpo para a ação podendo essa ser por Taquicardia, aumento na frequência respiratória e ainda contração dos vasos sanguíneos encontrados na pele.

  • Timo

Essa é uma glândula que está localizada no pulmão, tem como maior função fazer a produção de hormônio de defesa combatendo as infecções, principalmente no caso das crianças recém-nascidas combatendo assim qualquer tipo de divergência.

Atlas anatômico

Sistema endócrino
Sistema endócrino: Glândulas endócrinas

Conclusão:

Quando o sistema endócrino começa a interagir com o sistema nervoso, esse possibilita que seja formado meios reguladores.

E isso pode acarreta para que sempre o sistema nervoso possa direcionar ao sistema endócrino todas as mensagens ou informações necessárias, principalmente no caso do meio externo que é através dele que o sistema endócrino pode regular o organismo internamente.

Também leia:

Sistema endócrino
5 (100%) 1 vote[s]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*