Sistema esquelético

O estudo do sistema esquelético é denominado de osteologia. A Osteologia é a ciência ou apenas o estudo dos ossos, por meio dessa definição surge o sistema esquelético que seria a formação dos ossos no corpo humano.

Sistema esquelético

Tem em um corpo adulto uma média de 206 ossos com diversos tamanhos e forma, e as suas devidas cartilagens.

O sistema esquelético tem grande importância para o indivíduo, é por meio dos ossos que existe a sustentação para permitir que o suporte seja feito ao corpo, fixação dos músculos para seus devidos movimentos, como também a devida proteção dos órgãos. No osso também existe o armazenamento de medulaóssea, ou seja, células importantes para a vida humana.

Estrutura do Osso

No corpo humano, a estrutura óssea é muito importante, seria através dela que é constituídoos vários tipos de tecido que forma assim a conjunção como um todo por meio da cartilagem, adiposo, sanguíneo, tecido nervoso como entre outros.

Sistema esquelético
Sistema esquelético

Dessa forma podemos conhecer mais a fundo a formação ou estruturação óssea:

  • Periósteo

Essa é uma membrana fina, bem fibrosa e essa tem como função envolver bem o osso, é nessa formação que se insere os tendões e também os músculos.

  • Osso Compacto

Essa é uma composição do tecido ósseo em que estará composto fósforo, cálcio e o própriocolágeno, porque essa é uma das partes mais rígidas, porque justamente é a mais resistente.

  • Osso Esponjoso

Esse se difere do osso compacto, isso porque a sua estrutura é mais densa, sendo assim feita por um tecido mais esponjoso, por isso foi dado o nome. Pode acontecer de ser encontrado medula óssea nessa estruturação.

  • Canal Medular

Seria uma cavidade em que é encontrado a medula óssea, na maioria das vezes essa medula é encontra em ossos mais longos.

  • Medula Óssea

Nesse caso, seria uma produção de células avermelhadas, pode acontecer de ter ossos que existe apenas células mais amareladas onde pode ser chamado de tecido adiposo, e esse pode armazenar gordura.

Função dos Ossos

Diante de seu conceito, é importante ter um maior entendimento de sua função no corpo humano, por isso, acompanhe algumas definições do osso para o corpo e os demais sistemas:

Esse contém células capazes de fazer uma reconstrução na estrutura de um corpo, isso se dá por meio da Medula;

O osso por sua vez, também pode ser uma grande reserva de nutrientes como cálcio, fósforo, isso porque eles estão presentes no sangue;

Permite que seja realizado movimento diariamente pelo corpo;

Conclusão

Dessa forma, é possível entender que o sistema esquelético já que é um composto e permite que possamos nos levantar, correr, andar, pular, dançar, mexer os braços, é devido a ligação que esse sistema tem com as demais estruturas contidas no corpo humano.

Ao longo de nosso crescimento, eles também têm as suas mudanças, os homens tenham sua mudança quando alcançar os 21 anos de idade, e para as mulheres, essa mudança ocorre um pouco mais cedo, seria aos 18 anos de idade onde os ossos terão o desenvolvimento do corpo e condicionamento da estrutura óssea.

Também leia:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *