Sistema genital

O sistema genital que também pode ser chamado de sistema reprodutor é o sistema de órgãos com a finalidade de reprodução. O sistema reprodutor ou genital é formado por órgãos internos e externos e é através dessa definição que você terá o entendimento do que seria sistema de reprodução feminino e masculino.

Sistema genital masculino

Esse é um órgão denominado de Pênis e como é um órgão reprodutor contém características importantes, isso porque nesse órgão contém em seu interior a Uretra que tem como maior função a eliminação da urina.

Como mencionando anteriormente, é um órgão reprodutor, ou seja, contém a condução de espermatozoides é por meio deles que é possível a manutenção da reprodução humana. Esse é um órgão que possui seu tecido esponjoso e pode ter como algumas características:

  • Testículos

São as glândulas que faz a produção dos espermatozoides, também tem em sua célula a testosterona, e o hormônio sexual masculino;

  • Canal deferente

Nesse caso, o canal faz o caminho ou transporte dos espermatozoides do epidídimo até as glândulas específicas ou anexas;

  • Glândulas Anexas

Essa pode ser dada como um conjunto formado pela vesícula seminais, próstata e glândulas bulbouretrais, essa conjunção forma a secreção de permite a sobrevivência do espermatozoide.

  • Epidídimo

É um ducto de canal emaranhado com o objetivo de fazer a coleta, armazenagem e transporte dos espermatozoides.

  • Bolsa Escrotal

Pode ser definida como uma cavidade responsável pela manutenção da temperatura da fisiologia do indivíduo e que ainda é um alojamento e protege os testículos.

Atlas 1:

Sistema genital masculino
Sistema genital masculino

Sistema Genital Feminino

O sistema genital feminino pode ser chamado também de sistema reprodutor onde através dos sistemas dos órgãos femininos será possível a reprodução, esse pode estar localizado na cavidade pélvica e ser constituídopelos seguintes órgãos:

  • Vulva

Esse nome é dado para falar que o aparelho reprodutor feminino contém um conjunto de estrutura formada pela abertura da vagina, uretra, lábios vaginais e o clitóris.

  • Lábios Vaginais

São as dobras da pele permitindo que o tecido dessa região possa fazer a proteção do órgão feminino.

  • Clitóris

Esse é o órgão de finalidade erétil do organismo feminino.

  • Vagina

Esse é o canal em que pode ser eliminado o fluxo menstrual, como também o canal da dilatação para o nascimento do bebê e ainda ser o condutor do ato sexual.

  • Útero

Esse é órgão que recebe o embrião, podendo assim fazer sua função de reprodução, ele também faz a proteção desse embrião.

  • Trompas ou Tubas uterinas

Esse pode ser definido como o caminho que o óvulo faz, ou seja, é o transporte do ovário até o útero. É importante ressaltar também que nas trompas é feito o processo de fecundação.

  • Ovário

Essa é a glândula que produz e faz a ovulação dos hormônios sexuais como é o caso da Progesterona e Estrógeno.

Atlas 2:

Sistema Genital Feminino
Sistema Genital Feminino

Conclusão

É devido ao sistema genital masculino e ao feminino que existe dessa maneira a manutenção da reprodução humana, essa reprodução acontece através do ato sexual e o encontro da fecundação acontece quando a mulher estiver em período propicio para gerar o sêmen.

Leia também os artigos:

Sistema genital
5 (100%) 1 vote

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*