Sistema linfático

Sistema linfático é um sistema que tem como conjunto os vasos chamados de linfáticos, esse é o principal sistema de defesa do corpo de um ser humano.

Esse sistema é constituído pelos seguintes órgãos: linfonodos, Linfa, Vasos Linfáticos, Timo, Baço, Tonsilas Palatinas, com eles é possível que o sistema linfático seja responsável por todo o transporte da linfa dos tecidos até o sistema de circulação.

O sistema linfático também tem como atribuição fazer a devida proteção da imunidade de determinadas células, absolvição de ácidos, e também do equilíbrio de líquidos no tecido.

Saiba como funciona cada componente do sistema linfático:

Sistema linfático
Sistema linfático
  • Linfonodos

Esse também pode ser denominado como Glânglios Linfáticos, onde esses nódulos linfáticos são pequenos órgãos que tem a sua medida em até no máximo 2cm e podem ser encontrados no pescoço, na axila, no abdômen, na virilha e no próprio tórax.

Esses nódulos são formados pelo tecido linfoide e depois são distribuídos pelo corpo humano, esses por sua vez, são responsáveis por filtrar na linfa antes que essa retorne ao sangue, isso tudo porque atuam na defesa do organismo humano evitando que esse tenha bactérias ou partículas estranhas em seu corpo.

  • Linfa

Esse é um líquido transparente, faz a sua circulação no vaso linfático, jamais vai apresentar hemácia e assim pode se apresentar também como um aspecto de branqueamento e leitoso. Esse tem como maior responsabilidade fazer a eliminação de determinadas impurezas.

A linfa, por sua vez, é reproduzida no intestino delgado e no fígado, onde esse deverá ser transportado de maneira única pelos vasos linfáticos. Uma vez sendo feito isso, esse será filtrado pelos linfonodos e posteriormente lançado para o sangue.

  • Vasos Linfáticos

Esse é o canal de distribuição da linfa para a defesa do organismo. A sua responsabilidade é fazer a retirada das células mortas encontradas no organismo, e assim direcionadas aos linfócitos ou “Glóbulos Brancos”.

  • Baço

É um órgão que fica localizado abaixo do diafragma e atrás do estomago, tem uma estrutura ovalada, e sua maior função é fazer a defesa do organismo por meio da produção de anticorpos pelos linfócitos “T” e “B”, hemácias como é o caso da hematopoese, como também fazendo o armazenamento e liberação dos hormônios.

  • Timo

Esse é um órgão que fica localizado próximo ao coração, esse por sua vez, faz a produção de substâncias, entre elas a Timosina e a Timina. É importante frisar também que o timo pode fazer a produção do anticorpo linfócito “T”, e para fazer seu maior entendimento, a medida em que vamos envelhecendo esse órgão vai diminuindo de tamanho.

  • Tonsilas Palatinas

As Tonsilas podem ser chamadas de Amidalas ou Amígalas Palatinas, são dois órgãos localizados na garganta e tem como maior responsabilidade fazer a seleção de microrganismos que irão penetrar no corpo, essa penetração acontece pela boca. Esses são importantes para a defesa do organismo levando em consideração que estes produzem linfáticos.

Conclusão

O sistema linfático é, portanto, uma rede de complexa união entre os órgãos em processo de produção da defesa do organismo de possíveis partículas prejudiciais ao sistema imunológico.

Leia também artigos:

Sistema linfático
5 (100%) 1 vote

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*