Sistema nervoso

Auxiliado pelos sistemas endócrino e circulatório, o sistema nervoso coordena os diversos sistemas do corpo humano.

Como funciona

O Sistema Nervoso é um dos importantes e tem como responsabilidade por boa parte das funções no corpo, isso porque é através dele pode existir o controle, a coordenação e a regulação de todas as atividades corporais e quem faz esse comando é o neurônio.

Por fazer parte do sistema nervoso o neurônio tem como função fazer a devida recepção e depois fazer a transmissão dos estímulos e fazendo assim com que esses estímulos possibilite as suas respostas, essas respostas são importantes para a manutenção da própria vida.

O sistema nervoso, por sua vez, é dividido por duas maneiras: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.

Sistema nervoso

Componentes do sistema nervoso central

  • Medula Espinhal

É uma estruturação totalmente coordenada pelo cérebro, essa é uma medula que fica no centro dos arcos reflexos, e esse tem um diferencial pode agir totalmente independente.

  • Cérebro

Esse é um órgão que está ligado a todos os comandos do corpo por meio do recebimento das informações, movimentos que esse produz em cada parte do corpo.

  • Bulbo ou Medula Oblonga

Esse é uma das atribuições mais importantes, isso porque é a partir desse componente tem agente direto com a respiração, ou seja, é por meio da respiração que o ser humano sobrevive. Esse órgão também estar ligado com as transmissões sensoriais, ou mesmo tempo com os reflexos cardiovasculares.

  • Cerebelo

Esse é o órgão responsável por todo o controle motor do corpo, como também o controle sensorial.

  • Ponte

A ponte tem a função de levar as informações da medula ou do bulbo pode ser chamado e assim será levado até o Córtex Cerebral, esse tem a potencialidade de uma comunicação mais superior.

Componentes do sistema nervoso periférico

Nesse sistema, é possível ver uma divisão que é pelo sistema nervoso voluntário e sistema nervoso autônomo:

  • Sistema Nervoso Voluntário:

O próprio nome reafirma como seria o sistema, esse fica ligado aos movimentos voluntários, ou seja, a função dos neurônios é de transmitir a mensagem para o sistema nervoso central diretamente aos músculos esquelética.

  • Sistema Nervoso Autônomo:

Esse terá uma funcionalidade de movimentos involuntários, ou seja, eles serão controlados pelo sistema nervoso central ou SNC.

Além desses dois sistemas, temos o Arco Reflexo, esse por sua vez, pode ser definido da seguinte forma. O Arco Reflexo pode ser definido como toda reação involuntária que estar ligado ao sistema nervoso devido aos impulsos feitos por sua circulação. Nesse caso, é quando os neurônios conectados aos demais, onde esse fará a transmissão do que foi recebido até os neurônios motores devido ao impulso.

Conclusão

O sistema nervoso pode ser visto como uma cadeia de comunicação, é por meio das mensagens capturas e transmitidas ao sistema nervoso central onde essas serão transformadas em respostas, onde essas respostas podem ser dadas por meio dos movimentos corporais, das sensações e das expressões que o indivíduo vai apresentar, essas são feitas de maneiras constantes pelo corpo humano.

Por isso que esse é considerado um conjunto de ligação em que tudo que for captado vira assim uma mensagem, armazenada e posterior é feito um feedback.

Leia também:

Sistema nervoso
5 (100%) 1 vote[s]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*