Sistema sensorial

O sistema sensorial é uma das funcionalidades mais importante do corpo de um ser humano, esse sistema que mais recebe informações, isso porque ele é um representante da comunicação que o organismo faz, podendo esse ser obtido por meio de estímulos do ambiente em que o indivíduo se encontra.

Sistema sensorial

Sistema sensorial – como funciona

O sistema sensorial está ligado diretamente aos 5 sentidos sendo ele a visão, audição, paladar, olfato e tato, se esses cinco sentidos fazem parte do sistema sensorial eles tem como maior função de enviar a informação recebido até o seu sistema nervoso central, onde assim poderá analisar, processa a então mensagem recebida.

O sistema sensorial pode ser definido também como um sistema receptivo, um conjunto de órgãos capazes de detectar uma determinada mensagem, envia-la até o cérebro, onde será feito o recebimento da mensagem, a codificação e interpretação acerca do que vem a ser aquele estímulo, o sistema sensorial está ligado diretamente com cinco órgãos do corpo humano.

Como esse sistema está relacionado ao composto dos cinco sentidos, vamos ter um breve entendimento da função de cada órgão e sua função no corpo humano:

  1. Olhos

Os olhos são parte do corpo humano e é o primeiro órgão a ser citado pelo sistema sensorial, isso porque ele é um órgão responsável pelo sentido em visualizar os objetos ou imagem, essa é transmitida para o cérebro e esse fará o processamento, arquivamento e interpretação do que a visão está captando.

  1. Olfato

O Olfato tem como maior propriedade permiti que o indivíduo através do nariz possa ter o sentido de sentir o cheiro, o nariz é o órgão responsável pelo sentido do olfato, e nesse caso quando o indivíduo sente o cheiro ou odor a mensagem é direcionado ao cérebro onde esse fará o processamento da informação identificando assim que tipo de cheiro seria.

  1. Paladar

O paladar é um sentido em que o indivíduo consegue captar o sabor de qualquer alimento, sendo ele doce, amargo, salgado, agridoce, ou seja, a língua é o órgão responsável pela captação de sentir os diferentes sabores. Quando ingerido um determinado alimento, o cérebro ao receber a mensagem consegue identificar a informação.

  1. Tato

O tato está relacionado a mão, porém esse sentido pode ser caracterizado pela pele ou mesmo pela sensação do toque. Quando existe um contato com a pele, a função dos neurônios sensoriais é justamente em enviar a mensagem ao cérebro e esse automaticamente identifica a sensação do tato.

  1. Audição

Quando recebemos a mensagem por meio de um ruído, som, sopro, barulho, esse está relacionado ao sentido da audição. Os ouvidos são os órgãos responsáveis em captar os sons ao nosso redor, é ele que direciona o que recebemos, envia a mensagem ao cérebro e identificamos assim através da informação qual tipo de som está sendo escutado.

Conclusão

O sistema sensorial tem grande importância na vida de um ser humano, é através dos cinco órgãos principais que é possível fazer a recepção da mensagem, e fazer a interpretação do que vem a ser a mensagem recebida. O sistema nervoso central é o maior agente, faz toda o processamento da mensagem gerando assim as respostas.

Também deve ler:

Sistema sensorial
5 (100%) 1 vote

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*