Sistema urinário

O Sistema Urinário também pode ser chamado ou denominado de Aparelho Urinário, nele é possível encontrar um conjunto de órgãos que faz a formação, eliminação e o depósito da urina no corpo humano.

Sistema urinário

Sistema urinário – como funciona

O sistema urinário, por sua vez, é formado pelo rins que são dois nesse caso, duas ureteres, uma bexiga e ainda a uretra, esses órgãos são importantes para que possa acontecer todo o processo de transformação da urina humana.

O sistema urinário também pode ser definido como um sistema responsável para fazer a filtração de determinadas impurezas que se encontra em nosso sangue e essas são eliminadas pela urina.

Órgãos que compôe o sistema ou aparelho urinário:

  • Rins

Os rins esses são dois órgãos importantes no sistema, eles possuem uma ligação com o sistema circulaório onde é feito o processo inicial, ou seja, o rins filtra o sangue e produz assim a urina, onde essa será transformado em um resíduo líquido.

Por isso que é importante saber que toda substância utéis como glicose, sais minerais, a própria água esse faz a sua travessia por meio da parede do tubo renal e faz o retorno da circulação sanguínea, o que resta é uma quantidade menor de água ou mesmo de resídio onde essa será a urina que vai passar pelas vias urinárias.

  • Vias Urinárias

As vias urinárias são compostas por uretra, uretere e a bexiga e dessa forma é importante ter conhecimento de cada órgão que faz assim os demais processo do sistema urinário.

  • Ureter

Após os rins temos as ureteres, são dois tubos que contém uma média de 20 cm de comprimento cada, a sua função é conduzir a urina que vem dos rins até a bexiga. A urina fica armazenada por um determinado tempo e em seguida faz o processo de chegar até a bexiga.

  • Bexiga

Esse é o órgão que parece ser uma bolsa, fica localizado na parte inferior do abdomem e sua maior função é receber a urina vinda pelo ureter, ela faz a função de acumular a urina por um determinado tempo, isso porque existe um determinado volume que pode ser armazenado na bexiga.

Em média, pode ficar acumulado até 1L na bexiga, porém a bexiga quando tem uma média de 350 ml, essa devidamente cheia, terá como função ver o órgão emitir ao sistema nervoso a informação de que é preciso urinar para eliminar o líquido que tem na bexiga.

Quando a bexiga estar cheia, é notável que existe uma contração como se a urina estivesse sendo empurrada para seguir em direção a uretra e assim eliminada de vez do corpo.

  • Uretra

É mais um órgão importante, esse é um tubo muscular onde é conduzido a urina da bexiga que será assim lançada para fora do corpo. A uretra tem sua medição, no caso das mulheres ela mede cerca de 5 cm de comprimento e tem apenas a finalidade de fazer o transporte da urina.

No caso dos homens, a sua uretra mede 20 cm de comprimento e além de eliminar a urina, coloca para fora do corpo o espermatozoide.

Também leia sobre:

Sistema urinário
5 (100%) 1 vote[s]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*